quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Origem do Sushi

sushiO Japão retira do mar os principais alimentos que compõem a sua cozinha. Os peixes, as algas e os frutos do mar estão presentes em praticamente todos os pratos da culinária japonesa. As terras são montanhosas e são poucos os locais onde é possível desenvolver a agricultura. O arroz é uma cultura de alta produção em áreas pequenas.
O sushi ( 鮨, 鮓 ou 寿司 ) é um alimento que tem origens remotas. Antigamente, no japão, os peixes para serem transportados para outros lugares eram conservados no arroz cozido. Os japoneses sabiam que o arroz liberava o ácido acético e láctico que garantiria a qualidade por mais tempo. Assim, retirava-se a cabeça e as vísceras do peixe e o filé era conservado salgando-o e acondicionando-o entre camadas de arroz, onde o peixe fermentava naturalmente, adquirindo um sabor ácido. A técnica também era usada pelos pescadores que ficavam pescando em alto mar, criando-se assim o sushi prensado.
A técnica de conservação do peixe foi, aos poucos, transformando-se num prato, e o sabor ácido conseqüente da fermentação foi substituído por ácido acético e, mais tarde, pelo vinagre. Finalmente, o peixe e o arroz com vinagre passaram a contar com o shoyu, enriquecendo ainda mais o seu sabor.
Por volta do século XIV, os japoneses, grandes apreciadores de arroz, passam a consumir não só o peixe como também o arroz, antes que este fermentasse. Surge assim o namanarizushi, que originou os tipos de sushi conhecidos na atualidade.
No período Edo (séculos XVII a XIX), o arroz passa a ser temperado com o vinagre e o peixe, devido à fartura de pescados e frutos do mar na baía de Tóquio, passa a ser consumido cru e fresco. Surgiu assim o hayazushi.
Preparado basicamente com arroz, peixes e frutos do mar, o sushi tornou-se moda em vários países do Ocidente, por seu sabor exótico e agradável e por ser reconhecido como uma das iguarias mais saudáveis do mundo.

Fonte: Wikipédia




3 comentários:

  1. E veja que coincidência: eu ia sugerir a vocês a visitarem e comentarem um restaurante japa na Liberdade. O bandejão mais interessante que eu já vi, o Nandemoya. Gostaria de saber a opinião dos senhores sobre este estabelecimento.

    http://www.apontador.com.br/local/sp/sao_paulo/restaurantes/6WFFAW2F/restaurante_nandemoya.html

    ResponderExcluir
  2. Poxa. O link ficou cortado :(


    http://www.apontador.com.br/local/sp/sao_paulo/restaurantes/6WFFAW2F/restaurante_nandemoya.html

    ResponderExcluir
  3. Oi Edu,

    Quando uma amiga de Floripa veio aqui pra Sampa, nós fomos até este "bandeijão" (self service) de comida japonesa na Liberdade.
    A variedade é imensa, desde variados tipos de sushi (até mesmo uns MUITO diferentes de polvo, lula, ovas de peixe crua - vulgo caviar), quanto os pratos quentes da comida japonesa e chinesa.
    Creio que paguei com refrigerante, + ou - R$ 25,00.
    O ambiente é simples, lotado com uma fila enorme, mas a fila anda e anda rápido, acho que não ficamos nem 15 minutos até pegar a primeira peça de sushi.
    Com cantores, cantando desde músicas brasileiras e até japonesas, isso é bem legal.

    Quando for lá, nos chame, pois o Ricardo não conhece... :D

    Abração pra ti!!!

    Távio

    ResponderExcluir

Restaurantes, curiosidades, técnicas, matérias, indicações e muito mais sobre gastronomia.