sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Hashi

Pauzinhos ou palitinhos, também conhecidos como hashi ou fachi, são as varetas utilizadas como talheres em boa parte dos países do Extremo Oriente, como a China, o Japão, o Vietnã e a Coréia. Os pauzinhos são usualmente feitos de madeira, bambu, marfim ou metal, e modernamente de plástico. O par de pauzinhos é manuseado com a mão direita, entre o dedo polegar e os dedos anelar, médio e indicador, e serve para apanhar pedaços de comida ou empurralos directamente da tigela para a boca.
Há uma variante dos hashi japoneses denominada de saibashi (菜箸; o さいばし). Estes são uma versão dos hashi (箸) especificamente adaptada para o uso na cozinha e permitem a manipulação do alimento quente com uma só mão. Têm um comprimento de 30 centímetros ou mais, e são unidos com um cordão nas extremidades onde se lhes pega. A maioria dos saibashi são feitos de bambu, mas para fritar recomenda-se a utilização de Saibashi de metal com os punhos em bambu os quais são chamados de kinzokuseinohashi (金属製の箸, "hashi feitos de metal").


História

A palavra em mandarim para os pauzinhos é 筷子 (kuàizi) e que significa "objetos de bambu para comer rapidamente". Sendo originários da China antiga foram no entanto profusamente utilizados em todo o este asiático.
Utensílios que se assemelham a pauzinhos foram encontrados no posto arqueológico de Meggido em Israel, pertencendo aos citas, invasores de Canaã. Esta descoberta revela a possibilidade de existência de relacionamento comercial entre o Médio Oriente e a Ásia ou eventualmente o desenvolvimento dos mesmos utensílios em paralelo mas de modo autónomo. Os pauzinhos também eram artigos comuns na civilização uigur, das estepes da Mongólia durante os séculos VI ao VIII.


Como usar
  1. Ponha um pauzinho entre a palma da mão e a base do polegar, usando o quarto dedo o anelar para apoiar a parte inferior do mesmo.
  2. Com o polegar, aperte-o para baixo enquanto o anelar empurra-o para cima. Este deve ficar estável.Use a ponta do polegar, o indicador e o dedo do meio para segurar o outro pauzinho como uma caneta. Tenha a certeza que as pontas dos dois paus estão alinhadas.
  3. Alavanque o pauzinho de cima em direção ao de baixo. Com este movimento, pode-se pegar comida em quantidade surpreendente.
  4. Com prática suficiente, os dois pauzinhos funcionam como uma pinça.

Tipos de Sushi

Existem vários tipos diferentes de sushis e, de acordo com o formato e recheio, recebem nomes diferentes. Os mais conhecidos são:

Califórnia:
versão americanizada de uramaki, é uma boa opção para quem não gosta de peixe cru. Vem com kani, pepino e manga (ou abacate). Algumas vezes o sushiman inclui maionese, outras vezes cream cheese.
sushi california


Hossomaki:
é o arroz e o recheio envoltos em alga marinha. Hosso quer dizer fino e maki significa "enrolado", daí, "enrolado fino". Conforme o recheio usado, o hossomaki leva um nome diferente:- Tekamaki - de atum- Kapamaki - de pepino
- Shakemaki - de salmão

hossomaki sushi


Nigiri: bolinho de arroz em forma alongada coberto com fatias de peixe cru ou ainda polvo e camarões. Sempre preparados à mão sem a ajuda de esterinhas ou formas e apresentados em pares. O movimento da mão ao fazer este bolinho leva o nome, em japonês, de niguiri, daí o nome deste sushi. As pessoas tendem a "molhar" o arroz do niguiri no shoyo, mas o certo conforme a cultura oriental é "molhar" o peixe.
nigiri sushi


Norimaki: bolinho de arroz enrolado em alga de nori. Este sushi é recheado com omelete, pepino, maionese, abacate, alface, camarões e lulas.
norimaki sushi


Temaki: é o cone de alga recheado com arroz, peixe e pepino. O nome quer dizer "enrolado na mão" (Te=mão). A alga marinha do temaki tem que estar bem sequinha e crocante. Se você demora para comer (quando pede para entregar em casa, por exemplo), a alga amolece com a umidade e fica "borrachenta".
temaki


Uramaki:
arroz sobre folha de nori (alga), tiras de peixe ou outros ingredientes, enrolado de forma que o arroz fique na parte externa. Ura quer dizer "fora". O uramaki normalmente vem com gergelim, que além de enfeitar, dá um sabor especial. Depois é cortado em 6 unidades. O mais conhecido é o uramaki califórnia.

uramaki sushi


quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Origem do Sushi

sushiO Japão retira do mar os principais alimentos que compõem a sua cozinha. Os peixes, as algas e os frutos do mar estão presentes em praticamente todos os pratos da culinária japonesa. As terras são montanhosas e são poucos os locais onde é possível desenvolver a agricultura. O arroz é uma cultura de alta produção em áreas pequenas.
O sushi ( 鮨, 鮓 ou 寿司 ) é um alimento que tem origens remotas. Antigamente, no japão, os peixes para serem transportados para outros lugares eram conservados no arroz cozido. Os japoneses sabiam que o arroz liberava o ácido acético e láctico que garantiria a qualidade por mais tempo. Assim, retirava-se a cabeça e as vísceras do peixe e o filé era conservado salgando-o e acondicionando-o entre camadas de arroz, onde o peixe fermentava naturalmente, adquirindo um sabor ácido. A técnica também era usada pelos pescadores que ficavam pescando em alto mar, criando-se assim o sushi prensado.
A técnica de conservação do peixe foi, aos poucos, transformando-se num prato, e o sabor ácido conseqüente da fermentação foi substituído por ácido acético e, mais tarde, pelo vinagre. Finalmente, o peixe e o arroz com vinagre passaram a contar com o shoyu, enriquecendo ainda mais o seu sabor.
Por volta do século XIV, os japoneses, grandes apreciadores de arroz, passam a consumir não só o peixe como também o arroz, antes que este fermentasse. Surge assim o namanarizushi, que originou os tipos de sushi conhecidos na atualidade.
No período Edo (séculos XVII a XIX), o arroz passa a ser temperado com o vinagre e o peixe, devido à fartura de pescados e frutos do mar na baía de Tóquio, passa a ser consumido cru e fresco. Surgiu assim o hayazushi.
Preparado basicamente com arroz, peixes e frutos do mar, o sushi tornou-se moda em vários países do Ocidente, por seu sabor exótico e agradável e por ser reconhecido como uma das iguarias mais saudáveis do mundo.

Fonte: Wikipédia




domingo, 18 de janeiro de 2009

La Tartine

Sábado 17 de janeiro de 2009 fomos conhecer o bistrô francês "La Tartine". O lugar é um sobrado muito acolhedor com quadros de tamanhos diversos espalhados por todas as partes. Nada é padronizado, nenhuma cadeira, nenhum sofá, nenhuma louça. Existe uma passagem secreta para a Loja Loja.la tartine bistrô
O atendimento foi bom e rápido. Fizemos o pedido e em 10 minutos o prato chegou.
Experimentamos as especialidades da casa: quiches Lorraine e de alho porró acompanhados de salada verde. De sobremesa, crème brûlée e a torta de maça com sorvete de creme. A comida muito saborosa e em um tamanho generoso (menos o crème brûlée que eu achei pequeno).
O valor não é caro. O prato sai por R$18,50 e a sobremesa por R$10,00.
profiteroles
Na próxima visita quero provar o profiteroles com sorvete de creme e calda quente de chocolate :].

Endereço
Rua Fernando de Albuquerque, 267
Consolação
São Paulo - SP
Tel: (11) 3259-2090

O que é um Bistrô?

Um Bistrô é definido no dicionário como um restaurante ou bar pequeno e simples, porém muito aconchegante. Nesse tipo de estabelecimento, a convivência e as relações pessoais tem tanta importância quanto a qualidade do serviço. Um Bistrô não costuma ter cardápio, sendo o próprio chef que conversa com o cliente, sabendo das suas preferências e preparando a refeição ao seu exato gosto, o que a torna único e extremamente pessoal. Hoje bistrô é basicamente sinônimo de pequenos, tradicionais e charmosos restaurantes de inspiração francesa. No bistrô encontramos relíquias e antiguidades, alem de ser charmoso os chás nos fins de tardes.

A palavra "Bistrô" ao contrário do que se pensa não tem origem francesa e sim russa, quando Pedro o Grande expulsou Napoleão de Paris suas tropas ocuparam a cidade, e soldados russos quando iam aos restaurantes gritavam "bistrô, bistrô" que quer dizer "rápido, rápido".

Fonte: Wikipédia

Início

Dando início ao Visão Gastronômica, com a idéia de comentar sobre restaurantes, curiosidades sobre a área, técnicas, matérias interesantes, indicações e muito mais.

Espero que gostem!!!

Ricky & Távio
Restaurantes, curiosidades, técnicas, matérias, indicações e muito mais sobre gastronomia.